sexta-feira, 17 de junho de 2011

Game de 'Star Wars' para o Kinect não usa bem movimentos do gamer

 Experiências casuais para a família continuam sendo o foco da Microsoft com o Kinect, acessório do Xbox 360 que capta os movimentos dos jogadores e os leva para dentro dos games, dispensando o uso de Joystick.
Mesmo vendendo 10 milhões de unidades em poucos meses, o Kinect enfrenta críticas de quem acha que faltam jogos “hardcore” para o aparelho. Pensando nisso, a empresa dedicou parte de sua coletiva de imprensa da Electronic Entertainment Expo (E3) para mostrar jogos mais tradicionais que utilizam o acessório, mas os seus títulos para Kinect continuam sendo feitos para um público mais jovem e que joga casualmente.
"Kinect Disneyland Adventures", "Kinect Star Wars", "Kinect Fun Labs" e "Kinect Sports Season 2" são os títulos que a Microsoft está demonstrando na E3.

"Kinect Star Wars" é baseado na série animada "Clone Wars" e, dos títulos mostrados, é o que mais sofre pelas limitações. O jogador está preso em um caminho pré-determinado que o personagem, um Jedi, percorre sozinho. Tudo o que se faz é movimentar a mão direita para desferir golpes com o sabre-de-luz e dar empurrões usando a Força com a mão esquerda. Pelo menos no segmento demonstrado, os inimigos mal se mostraram um empecilho, mais parecendo um saco de pancadas. Variar os movimentos é um pouco difícil com o sabre, além de ser inútil, pois todo e qualquer balanço da mão direita era letal para os robôs que enfrentamos.
Em 'Kinect Star Wars', braço direito controla o sabre-de-luz do Jedi, enquanto o esquerdo controla o uso fo 'empurrão com a Força (Foto: Reuters)
Entretanto, todos os games, exceto "Disneyland Adventures", continuam no estilo que predomina atualmente, com experiências em que se percorre um trajeto pré-determinado sem muito controle da sua progressão pelas fases e ambientes. No título da Disney, o jogador está livre para explorar a versão virtual do parque de diversões de Anaheim, na Califórnia.

Explorando a Disneylândia, você pode interagir com personagens famosos, tirar “fotos” e conseguir autógrafos. Além disso, mini games e cenas interativas baseadas em atrações e franquias da empresa estão espalhadas pelo mundo virtual.
''Kinect Sports Season 2' tem futebol americano
(Foto: Divulgação)
 "Kinect Sports Season 2" é uma coletânea com versões simplificadas de seis esportes: futebol americano, golfe, arremeço de dardos, salto de esqui, tênis e baseball. O G1 testou as duas primeiras modalidades no espaço da Microsoft no Los Angeles Convention Center, onde acontece a E3.

No futebol americano, o jogador controla primeiro o lançador da bola e, depois, o jogador que a recebe e deve tentar fazer um touchdown. Antes de cada lançamento, é possível escolher que tipo de ataque se deseja fazer, selecionando com movimentos ou com a voz uma das opções presentes no menu de jogadas. Com dois jogadores, um faz apenas o movimento de lançamento da bola, enquanto o segundo deve correr para linha do touchdown e desviar dos atletas do time adversário.
Já o golfe apresenta uma versão bem menos simplificada, em que é possível escolher seu taco e praticar o movimento de tacada para ver onde sua bola provavelmente irá parar. A necessidade do golfe por mais precisão deixa evidente a presença dos "assists", ajustes e previsões que o jogo faz para que haja menos chances de você errar feio na hora em que realiza um movimento e compensam a falta de uma medida mais precisa das ações.


Tênis é a nova modalidade do game de esportes do Kinect (Foto: Divulgação)
Kinect Fun Labs", que já está disponível na Xbox Live, inclusive no serviço brasileiro, é um software que dá acesso a pequenas ferramentas que utilizam o Kinect. Há um criador de avatar que gera uma versão 3D do jogador ao tirar fotos com a câmera do sensor, um scanner de objetos que o transforma em criaturas "vivas" ou acessórios para seu avatar, e uma ferramenta que o G1 testou e que ainda não foi lançada. Ela permite que o gamer toque instrumentos virtuais apenas mexendo as mãos. Fazendo um air-guitar, aparece uma guitarra nas mãos na imagem do jogador que aparece na TV. Bateria e teclado também são instrumentos inclusos e adicionam sons a uma música que toca automaticamente.

"Kinect Disneyland Adventures", "Kinect Star Wars" e "Kinect Sports Season Two" chegam às lojas no final de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário